O Anacleto

Um Blog Alter. Charros. Aborto. No Bush.

terça-feira, outubro 05, 2004

Grândola Serpa, Vila Morena

Um grande grupo de brilhantes pensadores da esquerda moderna esteve reunido em Serpa, de 23 a 25 de Setembro. O encontro teve como tema "Civilização ou Barbárie". Os presentes manifestaram-se pela civilização, em voto de braço no ar, com 56 votos contra e 22 abstenções. Eram todos, sem excepção, bons Anacletos.

Na manhã do primeiro dia, após o pequeno almoço, realizou-se um pedipaper subordinado ao tema: "À procura de kolkhozes". O vencedor foi o participante russo que afirma ter encontrado um campo abandonado com maquinaria em cacos, o que imediatamente lhe trouxe à memória os sucessos da agricultura planificada.

Da parte da tarde, após uma sessão de discussão da realidade actual e do futuro do comunismo no mundo, os participantes assistiram emocionados à projecção do filme “Dez Dias que Abalaram o Mundo”.

Na manhã do segundo dia todos comeram muito queijo. Por isso, à tarde, quando vieram os discursos, ouviram-se palavras belas... como estas da "jornalista" Anabela Fino:


"Ao longo de décadas, a simples existência da União Soviética serviu de incentivo (e apoio) não apenas às lutas contra a exploração do homem pelo homem e às conquistas de elementares direitos sociais no interior dos próprios países capitalistas..."
Vários presentes não conseguiram suster as lágrimas ao ouvirem estas e outras verdades históricas.

Um especialista anunciou que o petróleo vai custar em breve $125 o barril, ultrapassando largamente a previsão de $80 de um outro afamado especialista, Anacleto Fernando Rosas. Espera-se agora a jogada de Rosas que, em contacto com o Anacleto, já avisou que vai fazer uma nova previsão que surpreenderá tudo e todos e que lhe dará novamente a liderança no mercado das previsões sobre o Barril.

Saliente-se que após o anúncio do preço futuro do barril, muitos participantes pegaram nos seus telemóveis e investiram todas as suas poupanças nos mercados de futuros do ouro negro.

Antes do fim do encontro os participantes fizeram testes de QI tendo obtido 150. (todos juntos)

A declaração final do encontro reflete justamente o elevado nível intelectual dos participantes. De entre várias construções intelectuais de grande pertinência e incisiva genialidade, salientemos algumas que nos parecem particularmente elucidativas do pensamento moderno do grupo de Serpa.

  • O grupo apurou que o "capitalismo, na sua escalada de agressividade, tornou-se um factor de regressão absoluta da humanidade". A culpa é dos EUA, "potência hegemónica" que optou "por uma estratégia de terrorismo de estado de guerras ditas «preventivas» que assume já matizes neofascistas".


  • O grupo não deixou de saudar "a Resistência iraquiana e afegã à ocupação e ao saque em luta pela liberdade e independência", aplaudindo de pé as últimas acções da resistência no Iraque, nomeadamente aquela em que foram eliminados 40 perigosos futuros capitalistas.


  • As cabeçinhas pensadoras de Serpa salientam a lata dos Estados Unidos que são terroristas e depois chamam terroristas a "organizações progressistas e a movimentos revolucionários de libertação como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC-EP."


  • Sempre do lado certo, em Serpa saudou-se "o povo cubano como exemplo heróico e vitorioso de Resistência ao imperialismo" e "o povo da Venezuela e o Presidente Hugo Chavez Frias, líder da Revolução Bolivariana, pela vitória alcançada contra a reacção oligárquica e o imperialismo no referendo revogatório..."


  • Para quem ainda tinha dúvidas (nós, no Anacleto não temos nenhumas) proclamou-se "a convicção de que o Marxismo continua a ocupar um lugar central entre as referências teóricas mobilizadas não somente pelos comunistas mas também pelos progressistas do mundo".


  • Reafirmaram uma verdade histórica sobre a fase senil: "...o socialismo é a única alternativa a um sistema capitalista que, ao entrar na sua fase senil, optou por uma estratégia irracional de desespero agressivo que ameaça reconduzir a humanidade à barbárie ou, mesmo, à extinção."
  • No fim do encontro, grande parte dos presentes regressou aos manicómios às residências comunais onde costumam pensar no futuro da humanidade.

    Obrigado, Urbano, foi bonita a festa, pá!