O Anacleto

Um Blog Alter. Charros. Aborto. No Bush.

quinta-feira, setembro 23, 2004

Artista Convidado.

Ladies and Gentlemen, o Exmo. Miguel Urbano Rodrigues.

(Dedicado a jmf, das Terras do Nunca, que pensa que revolucionários como nós já não existem, uma heresia revolucionária.)

Citações da Intervenção no Encontro Internacional «Civilização ou Barbárie», realizado em Serpa em 24 de Setembro de 2004.

"No final do século XX um vento de pessimismo varreu o planeta.... ...Quando a União Soviética desapareceu e a Rússia galopou para o capitalismo, a teoria do Fim da Historia correu pelo mundo... ...Mas a euforia das forças obscurantistas durou pouco. A cadeia de protestos contra o capitalismo globalizado, iniciada em Seattle, ficou a assinalar o regresso da esperança . De repente, o panorama mudou."

"...estamos a ser testemunhas de um renascimento do espírito revolucionário, com destaque para uma reflexão criadora sobre o marxismo."

"Milhões de explorados apercebem-se de que o capitalismo se tornou um factor de regressão absoluta da humanidade."

"O velho brado antinómico de Rosa Luxemburgo «Socialismo ou Barbárie» não perdeu actualidade."

"...o sistema de poder que ameaça mergulhar o mundo na barbárie apresenta-se como o campeão da luta contra o terrorismo e faz dela a primeira prioridade da sua estratégia."

"...é a política imperial neonazi de Washington a responsável pela proliferação de atentados terroristas..."

"...Na crise global que vivemos a frente principal no confronto com o imperialismo ... ... situa-se actualmente no Oriente Médio e na Ásia Central, no triângulo Iraque-Afeganistão-Palestina."

"Foi impossível ocultar ao povo dos EUA uma série de derrotas. A de Faluja foi a mais chocante. ... Numa tentativa de esconder o fracasso, o Pentágono informou que retirara as suas forças após um acordo que normalizara a situação na área. Na realidade ocorreu uma capitulação humilhante. O comando norte-americano teve de pedir à Resistência que autorizasse a saída do material pesado da cidade e a garantia de que as suas tropas não seriam atacadas durante a retirada. Hoje Faluja é uma cidade praticamente libertada no Iraque. Por isso é bombardeada com frequência."

"A guerra do Iraque assume cada vez mais os contornos de uma guerra perdida. ... Mais de 1500 soldados e oficiais receberam já tratamento psiquiátrico. O número de suicídios cresce e trinta militares, ao regressarem aos EUA, mataram as mulheres e os filhos."

"A Venezuela emerge hoje na América Latina como um laboratório social efervescente no qual se desenvolve uma luta de classes como o mundo não conhecia, pela duração e intensidade, desde as revoluções russas de 1917."

"Quanto à sobrevivência das guerrilhas na Colômbia, constitui um pesadelo para o Pentágono. A luta das FARC-EP, sobretudo, confirma que em determinadas situações históricas, geográficas e sociais excepcionais, a luta armada continua a ser possível na América Latina."

"Cuba é o terceiro vértice do triângulo que preocupa os estrategos estadunidenses. O povo da Ilha não se submete, não abdica do direito de construir e defender o socialismo."

"Cuba é o único pais do Hemisfério onde o direito á vida, à saúde, à educação ,à cultura é pilar de um conceito revolucionário dos direitos humanos que não é farisaico como o das democracias formais do mundo capitalista."

"...as ultimas medidas do governo Bush, reforçando o bloqueio e impondo sanções incompatíveis com o direito internacional, visam a asfixiar economicamente a pátria de Martí e Fidel. Configuram uma política definidora de um estado pirata. Daí a necessidade de ampliar a solidariedade com o heróico povo cubano."

"Ou o capitalismo, na sua fase senil, destrui a civilização, empurrando a humanidade para a barbárie (ou a extinção) ou o capitalismo é erradicado, desaparece."

"O estudo em profundidade do terremoto que levou à implosão da URSS, uma tragédia para a humanidade, apenas principiou."

"Em Portugal o processo desenvolveu-se tanto por iniciativa de governos do PS como de partidos da direita quimicamente pura, empenhados uns e outros em destruir as nacionalizações e a reforma agraria e em aniquilar conquistas dos trabalhadores alcançadas durante o período revolucionário do general Vasco Gonçalves."

"A tarefa principal dos partidos revolucionários que lutam contra o capitalismo globalizado deveria consistir hoje em trabalhar pelo fortalecimento e ampliação das forças que combatem o imperialismo, hegemonizado pelo sistema de poder neonazi dos EUA."

"As condições objectivas são favoráveis no momento em que o povo do Iraque, numa resistência que assume as proporções de uma insurreição contra os invasores, surge como herói colectivo, batendo-se pela humanidade inteira."

"A alternativa Socialismo ou Barbárie é, por si só, definidora de uma época simultaneamente trágica e fascinante. Se conseguirmos travar a marcha para o abismo, o homem poderá, finalmente, caminhar pelas grandes alamedas de acesso a um mundo que responda a aspirações eternas da sua condição."

"É indispensável derrotar um monstruoso sistema de dominação, um IV Reich em formação."
Os camaradas do blgue estão maravilhados. Se alguém tiver uma foto deste homem, envie para o nosso e-mail, por favor. Este brilhante pensador tem lugar na galeria de honra dos Anacletos por mérito próprio. Grande Miguel, tu és um Anacleto!

Update: A revolução tem muitos braços. A foto foi-nos enviada. Estava nos arquivos do KGB.